Barcelona x Real Madrid: a história de El Clásico na Copa do Rei

 
Mais um capítulo será escrito na centenária história de rivalidade entre Real Madrid e Barcelona. Nesta quinta-feira, as duas equipes disputarão o 36° clássico entre eles pela Copa do Rei. Será um novo episódio dividido em dois atos: o primeiro, no Santiago Bernabéu, e o segundo no Camp Nou. As duas equipes entram em campo às 17h. Confira, a partir de agora, um balanço do LANCE! com alguns dos mais emblemáticos enfrentamentos entre os dois gigantes pelo torneio mata-mata.

OS PRIMÓRDIOS

O primeiro clássico em competições oficiais entre Barcelona e Real Madrid aconteceu em 1916 e foi justamente na Copa do Rei. Assim como neste ano, foi nas semifinais. O Barça venceu por 2 a 1 no primeiro confronto de quatro que definiriam a fase. Os outros três duelos da série ficaram em 4 a 1 para o Madrid, um empate em 6 a 6 e uma vitória dos merengues por 4 a 2 no desempate. E em todos os jogos, quem marcou para os madrilenhos foi Santiago Bernabéu, jogador que depois se tornou presidente e, até hoje, dá nome ao estádio do clube da capital.

NAS DECISÕES

Na história, Real Madrid e Barcelona disputaram seis finais de Copa do Rei. A primeira vez foi no ano de 1968, com os culés vencendo pelo placar mínimo. O troco merengue veio em 1974, com uma goleada por 4 a 0. Depois disso, o Barcelona venceu outras duas finais: 2 a 1 em 1983 e 2 a 0, durante a era Cruyff.

Já na década passada, os dois clubes disputaram entre si duas decisões, todas elas em Valência. E nas duas deu Real Madrid. A primeira foi no auge da rivalidade entre Guardiola e Mourinho, com Messi e Cristiano Ronaldo envolvidos em uma grande disputa individual. E o gajo decidiu com um gol de cabeça na prorrogação, dando o troco da eliminação na semifinal da Champions na mesma temporada.

A outra aconteceu três temporadas depois, em 2014, com mais uma vitória merengue na prorrogação. Di María abriu o placar para o Madrid. Bartra empatou para os culés e provou do próprio veneno quando, na prorrogação, foi deixado a comer grama por Bale, que arrancou em velocidade de maneira impressionante pelo lado esquerdo e tocou na saída do goleiro para fazer o gol do título.

UMA DÉCADA RECHEADA

Contando as últimas duas finais, em 2011 e 2014, Barcelona e Real Madrid se enfrentaram por cinco vezes de 2010 até o ano atual e com vantagem merengue. Contando os jogos de ida e volta nos embates de mata-mata, culés e merengues fizeram oito jogos entre si, com vantagem para o Madrid: três vitórias contra duas do Barça e três empates.

Em 2012, deu Barcelona nas quartas de final. Os culés venceram no Bernabéu por 2 a 1 e, na volta, um empate em 2 a 2. No ano seguinte, nas semis, seria a vez de Cristiano Ronaldo calar o Camp Nou com dois gols. Varane chegou a abrir 3 a 0. Os culés diminuíram com Alba. No jogo de ida, as duas equipes tinham empatado com gols do zagueiro francês e de Fábregas para o Barça.

O último duelo entre as duas equipes aconteceu em 2019, também nas semifinais. Na ida, empate na Catalunha com gols de Vázquez para o Real e Malcom para o Barcelona. Na volta, um show de Luis Suárez em Madri: dois gols do uruguaio na vitória por 3 a 0 e um contra de Varane classificaram os blaugranas para a decisão.

DADOS

Na história, Barcelona e Real Madrid se enfrentaram 35 vezes. São 15 vitórias para o Barça e 12 para o Real, além de 12 empates. São 67 gols a favor dos catalães contra 65 dos madrilenhos. Além disso, o Barça venceu mais jogos fora de casa: cinco triunfos no Bernabéu contra três do Madrid, no Camp Nou. O clássico será o primeiro na década, em Copas do Rei, e mais um nesta centenária história que, ao todo, conta com 185 duelos travados entre as duas forças.



Postar um comentário

0 Comentários