Quando começam as Eliminatórias Europeias para a Copa do Mundo 2026?

 
A Copa do Mundo da FIFA 2026 acontece de 8 de junho a 19 de julho no Canadá, Estados Unidos e México. A competição vai ter pela primeira vez 48 seleções disputando o título mundial, sendo 16 equipes da Europa.

As seleções do Velho Continente atualmente estão envolvidas na disputa por vagas para a Eurocopa 2024. Sendo assim, somente após a competição que vai acontecer na Alemanha é que será dado o pontapé inicial das Eliminatórias para a Copa do Mundo.

Em 25 de janeiro deste ano, o Comitê Executivo da Uefa decidiu um novo formato para a classificação das 16 seleções para a próxima Copa. A justificativa para as alterações foi a diminuição da previsibilidade das eliminatórias, além de aumentar a competitividade na Liga das Nações.

A Europa é o continente com mais representantes na Copa do Mundo, que tem três das 48 vagas já preenchidas pelos três países que vão sediar o evento, ou seja, Canadá, Estados Unidos e México.

As Eliminatórias europeias vão acontecer entre março e novembro de 2025. Diferente de como era até 2022, com 10 chaves com cinco países, agora vão ser 12 grupos com quatro ou cinco seleções com jogos de ida e volta.

Somente os primeiros colocados dos grupos são classificados automaticamente para a Copa do Mundo. Já os países que ficarem em segundo vão para a repescagem. 

Postar um comentário

0 Comentários